Compre Aqui

https://www.chiadobooks.com/livraria/bullying-a-violencia-mascarada

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Notícias de Portugal...


 Cruz Vermelha lança programa de prevenção do bullying

Campanha em cooperação com a Câmara Municipal de Setúbal visa identificação de problemas de violência entre jovens


A prevenção do bullying e outras formas de violência entre jovens é o principal objectivo de uma iniciativa da Cruz Vermelha, que foi apresentada esta segunda-feira na Escola Básica 2,3 Luísa Todi, em Setúbal.

A campanha de sensibilização de alunos do 8ºano, no âmbito de um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal, visa permitir uma melhor identificação com os problemas de violência entre jovens e ajudá-los a perceber como devem lidar com este tipo de situações.

«Trata-se de um programa de prevenção da violência entre os jovens, que tem como objectivo a capacitação desses mesmos jovens para a intervenção no âmbito de uma metodologia que se chama intervenção inter pares», disse à Lusa Pedro Pina, adjunto executivo da Cruz Vermelha de Setúbal.

«É um projecto-piloto, que está a ser desenvolvido em Braga, Guimarães e Setúbal, que visa dar aos jovens competências para que eles, de uma forma mais capaz, mais competente, mais atenta, sejam sensíveis e interpretarem aquilo que são os sinais da violência», acrescentou.

Os trabalhos realizados pelos alunos da Escola Básica Luísa Todi já lhes permitiram um melhor conhecimento do que são os problemas de violência entre jovens, mas também perceber que devem recorrer aos pais e professores para os evitar.

«Aprendi o que é a violência ocasional, o bullying e a violência no namoro», contou o jovem Filipe Rodrigues, que colabora neste projecto da Cruz Vermelha.

«O bullying é uma violência entre jovens, física ou psicológica», acrescentou Ana Santos, também aluna, salientando que estes problemas não devem ser omitidos aos pais e aos professores.

«Não devemos esconder nada de ninguém. Os adultos e os nossos pais estão cá para nos ajudar», concluiu a jovem, co-autora de um dos trabalhos escolares sobre violência entre jovens.  

Por Redaccao/VG| 10-05-2010  15: 44 (notícia retirada do iol Portugal)

Para conhecermos mais sobre a Cruz Vermelha...
"Estimular a noção de solidariedade para o bem entre as nações é combater a guerra." (Henri Dunant)


A Cruz Vermelha é uma entidade internacional, com sede em vários países do globo, cuja missão é levar assistência a quem necessite, nas mais diversas condições: feridos, prisioneiros, refugiados, enfermos.


Na guerra ou na paz, a Cruz Vermelha tem como primeiro objetivo promover o bem-estar; por isto, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.


O importante é que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. Seu interesse maior é a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade.


Sua data é comemorada no dia do nascimento de Henri Dunant, que primeiro concebeu a idéia da Cruz Vermelha e acompanhou sua criação. Dunant ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, e morreu em 1910. 

No Brasil, a Cruz Vermelha foi fundada em 1908, no Rio de Janeiro, tornando-se reconhecida pelo seu comitê internacional em 1912, dois anos depois da morte de seu fundador Henri Dunant. (Fonte IBGE)

Abraços, Carol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

1000000 de visitantes!

Hoje o Blog comemora 1.000.000 de visitas! 1 milhão de pessoas que chegaram até aqui em busca de informações sobre bullying. Obrigada po...