Compre Aqui

https://www.chiadobooks.com/livraria/bullying-a-violencia-mascarada

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cyberbullying e depressão

  Intimidação virtual causa mais depressão, constata estudo

 

                           O bullying é o ato de ameaçar ou agredir o outro, verbal ou fisicamente . Foto: Getty Images 
A questão do bullying, agressão gratuita e preconceituosa, preocupa pais e escolas
Foto: Getty Images


A intimidação virtual pode causar mais problemas às vítimas do que espancamentos ou ofensas pessoais, reportaram pesquisadores norte-americanos nesta terça-feira. E ao contrário das pessoas que praticam bullying na vida real, as que o fazem virtualmente parecem menos deprimidas que suas presas, constatou a equipe do National Institutes of Health.
Jing Wang, Tonja Nansel e Ronald Iannotti, do National Institute of Child Health and Human Development, parte do NIH, analisaram dados sobre uma pesquisa internacional de 2005 e 2006 que incluía 4,5 mil adolescentes e pré-adolescentes norte-americanos.
Eles responderam a perguntas específicas sobre sentimentos de depressão, irritabilidade, mau humor e dificuldades de concentração, e também a questões específicas sobre terem recebido agressões físicas, xingamentos, rejeição ou mensagens negativas via computador ou celular ¿ou feito coisa parecida a terceiros.
"Ao contrário do bullying tradicional, que em geral envolve confronto face a face, as vítimas de intimidação virtual não são capazes de ver ou identificar quem as agride," escreveu a equipe de Iannotti em estudo publicado pelo Adolescent Health. "Por isso, é mais provável que se sintam isoladas, desumanizadas ou impotentes no momento do ataque," acrescenta o texto.
Os agressores físicos e verbais são eles mesmos deprimidos, em muitos casos. Mas embora exista pouca diferença nos níveis de depressão entre os agressores físicos e suas vítimas, a equipe do NIH constatou que as vítimas de intimidação virtual reportavam níveis de depressão significativamente mais altos que os dos praticantes frequentes de intimidação.
A questão da intimidação pode ter dimensões políticas: prejudica o aprendizado e pode reduzir a média de uma escola nos testes de avaliação. As escolas norte-americanas estão sob pressão cada vez maior para elevar seus resultados e demonstrar melhoras regularmente.
No ano passado, a mesma equipe constatou que mais de 20% dos adolescentes norte-americanos que estão na escola haviam sofrido intimidação física ao menos uma vez nos dois meses precedentes, 53% sofreram intimidação verbal, 51% foram intimidados socialmente por meio de exclusão ou ostracismo e 13,6% foram intimidados por via eletrônica. 

(Fonte: 21 de setembro de 2010 11h20 Terra Notícias)


Um comentário:

  1. You need to be a part of a contest for one of the finest blogs on the net.
    I most certainly will highly recommend this web site!


    My web-site: laser cellulite treatment

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

1000000 de visitantes!

Hoje o Blog comemora 1.000.000 de visitas! 1 milhão de pessoas que chegaram até aqui em busca de informações sobre bullying. Obrigada po...