Compre Aqui

https://www.chiadobooks.com/livraria/bullying-a-violencia-mascarada

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bullying: brincadeira de mau gosto?


Boa Tarde Pessoal, segue a primeira pergunta conforme combinado no post do dia 19 de outubro! Grande Abraço ...

Qualquer brincadeira de mau gosto, briga na escola ou apelido pode ser considerado bullying? Quais são as características deste fenômeno?

A escola é um local de inúmeros conflitos. Crianças e adolescentes encontram-se, cada qual com sua formação cultural, com os valores e costumes familiares aprendidos, com tipos diferentes de educação recebidos, e lá, na escola, devem conviver, dividir espaços, amigos e objetos.
Sim, os conflitos aparecem. As brigas existem. Os apelidos também. Então, como diferenciar o bullying dos outros atritos existentes dentro dos espaços escolares?
Este fenômeno possui características próprias que nos permite detectá-lo, para assim, podermos combatê-lo. Um apelido pode ou não ser considerado bullying, precisamos apenas analisar as seguintes características:
·                    Entre pares: o bullying é uma situação de agressão física e/ou psicológica entre pares. Acontece de aluno para aluno, de professor para professor, entre irmãos.
·                    Intencionalidade: o autor de bullying, aquele que comete a agressão, não as comete sem querer. Ele tem a intenção de agredir, menosprezar, humilhar o seu alvo, para assim, poder destacar-se perante os seus pares.
·                    Freqüência: o bullying acontece insistentemente. É diferente de uma piada que foi feita uma única vez sobre determinada pessoa, causando-lhe constrangimento, e que nunca mais foi feita, justamente pela dor causada. No bullying a agressão é repetida, acontece toda semana, todo mês e, em alguns casos, pode ocorrer diariamente.
·                    Gratuidade: o fenômeno é uma violência gratuita, não existe a necessidade do alvo ter provocado as situações agressivas recebidas. Ou seja, o autor escolhe seu alvo sem a necessidade de ter sido provocado.
·                    Violência velada: no bullying as agressões acontecem com a presença de espectadores, no caso da escola, o restante da turma, que se torna uma platéia para a violência. Porém, uma das características desse fenômeno é o fato de, propositalmente, acontecer longe dos adultos, daqueles que poderiam mediar o conflito.
Como vimos, o bullying acontece por meio da violência física - socos, chutes, empurrões - que é mais fácil de identificarmos, por ser mais visível aos olhos e, também, pela violência psicológica, que se dá por meio da difamação, exclusão e apelidos pejorativos.
Por isso, há necessidade de ficarmos atentos e identificarmos, o quanto antes, os casos de bullying, diminuindo assim, a possibilidade das conseqüências tornarem-se irreversíveis.
Um apelido ou uma brincadeira de mau gosto pode tornar-se bullying quando a pessoa que as recebeu não gostou e a pessoa que as cometeu fez de maneira intencional, gratuita e freqüente.
Ou seja, a brincadeira só existe quando todos os envolvidos se divertem, caso exista algum integrante seja forçado a participar, então, não é mais brincadeira.
Portanto, devemos analisar caso a caso para verificar se determinada criança cometeu ou sofreu o bullying. Assim, diminui o risco de ocorrer a banalização desta violência que merece destaque devido gravidade de suas conseqüências. 

 Autoria: Carolina Giannoni Camargo

6 comentários:

  1. hoje eu percebi que tem uma garota,uma nao varias garotas que me chaman de feio bigodudo,eu estou sendo ajudo por deus pois eu caze resolvi dar um tiro nelas.MAS eu pensei nao vou estragar a minha vida por cauza dessas piranhas e fagabundas. me ajude por favor !!!
    me mande recados vou entrar amanha as 1:30 da tarde,eu imploro me ajude,dando conselhos.

    ResponderExcluir
  2. hoje eu percebi que tem uma garota,uma nao varias garotas que me chaman de feio bigodudo,eu estou sendo ajudo por deus pois eu caze resolvi dar um tiro nelas.MAS eu pensei nao vou estragar a minha vida por cauza dessas piranhas e fagabundas. me ajude por favor !!!
    me mande recados vou entrar amanha as 1:30 da tarde,eu imploro me ajude,dando conselhos.

    ResponderExcluir
  3. eu sou hb Victor,viz um comentario anonimo,que foi do dia 30|09|11.
    eu nao sei maz oque fazer pois,estou muito dezanimado com tudo ,pois tem um garota na sala de aula chamada luana,e a outra chamada carol,eu acho as duas muito bonitas pois uma fica olhando para min e apontando para min,e falando no ovido da outro que eu sou feio,bigodudo,etc... pois estou fazendo uma barra pra nao perde a cabeça e fazer uma besteira com elas,pois já passou dos limites,eu fasso terapia com a meire psicóloga e estou com vergonha de falar para ela,pois isso ocorre reptitivamente,pois os garotos também me zoao e estou muito nervoso,até o motorista do transporte escolar me chama de feio,quem olha assim acha que é besteira , besteira vai ser quando eu pegar uma arma e matar essas pessoas,pois minha alto-estima está muito,super,muito,super, muitíssimo baixa, me sinto em-feliz,triste com tudo,e sem vontade de comer nada,mais meus pais não sabem disso
    se vocês quiserem podem entrar em contanto comigo,para me ajudar,pois sou um bom menino e gosto muito das pessoas, do mundo,mas meu sonho é ser fuzileiro naval,e quando isso acontecer vou olhar para mim farda e vou pensar,e agora quem é feio,e bigodudo,pois nunca vou desistir deste sonho,pois eu acredito que vocês são pessoas boas , legais e gentis,que vão me ajudar, minha escola é instituto santo António: fica na pavuna em frente a igreja santo António , não vou aguentar mas,eu moro na pavuna só por em quanto , e depois vou me mudar da aqui,mas não consigo suportar essa dor,de se suado,pois não aguento mas,eu vejo meus amigos com namoradas beijando na boca , e eu nada,mas isso vai ser por pouco tempo pois se eu aguentar está dor quando eu me mudar da aqui vou conseguir uma namorada , espero que Deus me ajude, sei que sou capas mas nesta situação que me encontro não,e olha que eu sou forte fisicamente,e psicologicamente,então para isso acontecer foram muitas,muitas,muitas fezes, repetitivas vezes,e parece que quando eles falam isso era como eles falassem a letra,vogal a, e isso mexe muito com agente,um dia um garoto falou que eu não pego mulher,sou feio,sou o mas feio da turma, e ai eu acabei me descontrolando e dando um soco no rosto dele,e possivelmente eu acredito que por causa destas (suasões),e não acredito mas em mim mesmo,também me acho feio,tenho vergonha de quando é educação física de trocar de roupa no vestiário, pois podem me suar , falando que eu tenho um corpo feio, etc...
    E que mas me deixa irritado é este preconceito,por que eu não sei o que tem de errado comigo,pois eu sou musculoso,e tenho um bigode muito bonito,as garotas quando olham,para min na rua me acham bonito,que nem uma vez em copacabana,uma garota,muita bonita,loira,olhos verdes,aquele rosto,tinham um cor pão,e ai eu pensei,o que ele me deu uma filmada,então não entendo, e gosto muito,delas,quando a luana passa em um lugar , como o corredor que esteja,só ela ,e eu,ela me
    ergui nora,e isso meche muito comigo,então eu fico triste chateado,e mais os garotos que me soa,eu quase piro,fico maluco , de raiva,então é muito chato,isso ocorre mas com frequência no transporte escolar,mas a sua-são é mas pesada na escola muito mas e parece que vou ter que sai metendo o pau em todo mundo,pois isto vem acontecendo desde o inicio do ano,
    e,eu como aluno exigio respeito,e educação,comigo por que se não eu vou agir com violência,e eu sou forte não sou fraquinho não.

    ResponderExcluir
  4. Qual seu email? Pode ligar também no disque 100! Denúncia anônima, é o melhor que tem a fazer... conte tudo! Boa sorte... Conte com o blog!

    ResponderExcluir
  5. OOOOIIII
    Meu
    Nome
    É
    Aivil
    E
    EU
    To
    Aki
    So
    Pra
    Atualizar
    #2016#
    <3<3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

1000000 de visitantes!

Hoje o Blog comemora 1.000.000 de visitas! 1 milhão de pessoas que chegaram até aqui em busca de informações sobre bullying. Obrigada po...