sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quais os motivos para o bullying ocorrer?

O QUE LEVA OS JOVENS A PRATICAREM A VIOLÊNCIA CONTRA OUTROS JOVENS?
Por Carolina Giannoni Camargo

Não é apenas um único caminho que leva uma criança a se transformar em autor de bullying. Transtornos comportamentais, portadores de psicose e, na maioria dos casos, crianças vítimas de uma má educação – permissiva ou agressiva em excesso – são levados a se construírem como agentes dessa violência.

O que leva estas crianças a escolherem outras para praticarem o bullying são as características do alvo.

O autor de bullying, antes de escolher alguém para praticar as agressões, observa as características internas de determinada pessoa, verificando se esta possui bastante timidez, poucos amigos, dificuldade de se expressar e a auto-estima baixa.

Os alvos podem possuir estas características de maneira permanente (quando fazem parte de seu temperamento) ou de forma temporária (devido a acontecimentos momentâneos: separação dos pais, perda de um ente querido, mudança para uma nova escola).

O autor de bullying, diferente do que muitos pensam, percebe estas características e faz da criança seu alvo, antes mesmo de olhar para as características externas. Ou seja, uma criança que possua “5 braços” – ilustrando ludicamente – jamais será alvo de bullying se possuir amigos que o ajudem a se defender, se for comunicativo e expressar logo a um adulto o seu sofrimento e se possuir uma boa auto estima.           

Podem copiar, mas não esqueçam de colocar a referência:
"Camargo, Carolina Giannoni. O que leva os jovens a praticarem a violência contra outro jovem? Em: . Acessado em: dia de acesso."

7 comentários:

  1. isso e completamente verdade sem sombras de duvidas mas que pena que em pleno sesculo xxi isso ainda exista.........

    ResponderExcluir
  2. isso e completamente verdade sem sombras de duvidas mas que pena que em pleno sesculo xxi isso ainda exista.........

    ResponderExcluir
  3. isso e completamente verdade sem sombras de duvidas mas que pena que em pleno sesculo xxi isso ainda exista.........

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia o bullying ocorre por pessoas estúpidas que se acham melhores que outras , superiores .As pessoas ainda tem racismo , mas como diferenciar uma pessoa pela cor da pele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua pergunta. Concordo com você em relação ao racismo e preconceito. Todos devem ser respeitados. Obrigada por comentar e conte comigo!

      Excluir

Deixe seu comentário!