Compre Aqui

https://www.chiadobooks.com/livraria/bullying-a-violencia-mascarada

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bullying ou assédio moral?

Boa tarde Pessoal, 

O bullying está na mídia, e isso é muito bom porque quanto mais pessoas souberem o que é o fenômeno, mais pesssoas serão ajudadas. Será? 

Ontem recebi vários emails de pessoas perguntando se o bullying vai até os 18 anos de idade. Isso porque foi dito, em um determinado programa, que o bullying acontece até os 18 anos e que depois é assédio moral. Disserem que o bullying acontece na escola e que o assédio moral acontece no trabalho.

Veja bem pessoal, o bullying e o assédio moral são agressões muito parecidas, mas possuem uma diferença. Vejam só:

Bullying:
é uma situação de agressão física e/ou psicológica, com características próprias, que acontece entre pares.  Portanto, o bullying pode ocorrer entre alunos, entre professores, entre funcionários, não importa a idade em que ocorre. Não existe uma relação hierárquica nesta relação, pois os envolvidos são do mesmo grupo. O que existe é uma relação de forca maior, por isso que um agride e o outro não reage.

Assédio Moral:
Já no assédio moral muda um pouco, pois a agressão - neste caso quase sempre verbal, psicológica, moral - acontece entre pessoas de hierarquias diferentes. Ou seja, do professor para o aluno, do chefe para com seus subordinados. E nesta relação entre desiguais, um agride e o o outro não reage justamente por causa da sua relação hierárquica inferior, ora se o alvo reage, por exemplo, ele é demitido, recebe nota baixa ou é mandado para fora da sala de aula, depende de quem for ele (aluno ou funcionário, como no exemplo).

Portanto, o bullying pode acontecer no trabalho e na escola, assim como o assédio moral. Depende se ele é entre pares ou não, ok? E também, pessoas maiores de 18 anos podem sofrer bullying...

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e obrigada por participarem ....

Carolina.
contato.bullying@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. EU SOFRI BULLY POR QUE O GERENTE DA TRANSPORTADORA RTE ERA TARADO E GOSTAVA DE GOZAR COM AS FUNCIONARIAS EU ESTAVA ATRAPALHANDO O SEXO ELE RESPONSAVEL PELA RTE DE CAMPINAS E REGIAO

    ResponderExcluir
  2. adorei seu mini artigo....

    ResponderExcluir
  3. Se o bullying constitui sempre na relação entre pares, indivíduos do mesmo grupo, por qual razão a doutrina vem adotando a classificação do bullying vertical?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

1000000 de visitantes!

Hoje o Blog comemora 1.000.000 de visitas! 1 milhão de pessoas que chegaram até aqui em busca de informações sobre bullying. Obrigada po...