Compre Aqui

https://www.chiadobooks.com/livraria/bullying-a-violencia-mascarada

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bebida e Adolescência! Um perigo iminente...


Olá Amigos, leiam a notícia que saiu hoje no jornal Folha de São Paulo
Um terço dos estudantes já se embriagou
 "Levantamento em escolas particulares da cidade de São Paulo revela que um em cada três estudantes do ensino médio (15 a 18 anos, em média) se embriagou -- bebeu cinco ou mais doses de álcool na mesma ocasião -- ao menos uma vez no mês anterior.
Feita pelo Centro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a pesquisa mostra que 5,4% das mulheres e 7,3% dos homens nesse grupo se embriagam de três a cinco vezes por mês. 
A venda de álcool a menores é proibida.

Dos alunos de 7ª e 8ª série, 14,2% se embriagaram ao menos uma vez.  Foram ouvidos 5.226 estudantes em 37 escolas."
(Reportagem de Tarso Araújo 08/06/2010) 

Como podemos ler nesta pesquisa, a bebida está espalhada por todas as classes econômicas.  Cada vez mais cedo, jovens e adolescentes buscam a bebida alcoólica para uma suposta "diversão". 

Esses dias fui buscar meu primo em um churrasco e fiquei espantada: de churrasco nada tinha, a menos meio kilo de lingüiça servidas para uns 30 convidados. O que predominava era a cerveja. Adolescentes aparentando 14, 15 anos segurando latinhas de cerveja, moças vestidas como mulheres, pessoas alteradas ou fingindo estar. Confesso isso tudo me chocou um pouco. Atenção pais: os churrascos, na maioria das vezes, não são como os que acontecem em família.

Será sadio esse "amadurecimento" precoce? O que estes jovens perdem tornando-se adultos mais cedo? O que ganham? A bebida é proibida para menores por qual motivo?

Quando trabalhamos o bullying nas escolas, no intuito de preveni-lo e discutir sobre assuntos relacionados ao convívio social, a bebida é um tema interessante. Podemos, durante uma roda de conversa, jogar estas questões para serem discutidas com a turma. 

A reflexão sobre: os nossos atos, as conseqüências deles para sociedade, o respeito mútuo, o valor da justiça e das regras - é uma ação importante para a construção de seres autônomos moralmente. Essa construção deve ser iniciada desde cedo. E a escola, como instituição profissional de educação, tem um grande papel a ser cumprido: o de formar alunos e cidadãos de bem!

Grande Abraço,
Carol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

1000000 de visitantes!

Hoje o Blog comemora 1.000.000 de visitas! 1 milhão de pessoas que chegaram até aqui em busca de informações sobre bullying. Obrigada po...